4 minutos | Última atualização 13 de novembro de 2025
O Brasil conta com 5 cidades onde é possível dar andamento ao processo para tirar o visto americano. Isso facilita o atendimento a solicitantes de diversas partes do país, já que é obrigatório comparecer à entrevista consular na maioria dos casos. No entanto, podem surgir dúvidas na hora de selecionar um local para o processamento do seu pedido de visto.
Há diferença entre fazer o processo em uma cidade ou outra? Onde a espera para agendar a entrevista é menor? Tem algum lugar do Brasil onde é mais fácil tirar o visto americano… ou não?
Confira aqui as respostas e saiba como escolher a opção ideal para você!
Qual é a diferença entre os locais de emissão do visto americano?
O Brasil tem representações consulares dos EUA localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília. Contar com 5 opções de cidades para tirar visto americano ajuda a equilibrar o grande volume de pedidos de visto americano para brasileiros, mas o processo é padronizado pelas autoridades dos Estados Unidos. Isso significa que nenhum desses locais pode oferecer procedimentos menos rigorosos ou “atalhos” para você conseguir o visto de forma mais fácil.
Estas são as diferenças a considerar:
Prazo para agendamento
A quantidade de solicitações é um dos principais fatores que determinam o prazo para agendamento da entrevista em cada lugar. Em geral, São Paulo e Rio de Janeiro têm alguns dos prazos mais longos — e essas são justamente as cidades com maior demanda por vistos de turismo e negócios (B1/B2) para brasileiros. Ao clicar no link a seguir, você pode conferir a tabela com os tempos de espera.
Local da biometria
A entrevista não é a única etapa presencial necessária para tirar o visto americano. Também é preciso agendar a biometria (coleta de digitais e foto de identificação) no CASV - Centro de Atendimento a Solicitantes de Visto de Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo.
Para quem faz o pedido de visto no consulado-geral dos Estados Unidos em Porto Alegre ou Recife, que não contam com unidades do CASV, tudo é feito no mesmo dia e local da entrevista. Essa é uma diferença que pode facilitar o processo em certa medida, já que nem sempre é possível comparecer aos dois locais na mesma data.
Como saber qual é o melhor lugar para tirar o visto americano
O campo em que você precisa indicar um lugar para o processamento do seu pedido de visto americano fica no topo da primeira página do formulário DS-160. Por isso, é bom escolher a melhor opção o quanto antes. Você pode se basear nas seguintes dicas:
-
Se você não mora em uma das cidades com representação consular dos EUA no Brasil, considere em primeiro lugar a distância. Afinal, é possível que você precise ir 1 ou 2 vezes ao local escolhido para cumprir as etapas presenciais do processo (biometria e entrevista do visto americano).
-
Prefira fazer seu pedido de visto com antecedência para não ter que se prender aos prazos de agendamento. Se tiver que escolher um lugar mais longe por causa do tempo de espera para marcar a entrevista, prefira a opção que exija menos deslocamentos para economizar tempo e dinheiro.
-
Tenha em mente que a escolha da localização geográfica pode chamar a atenção, por exemplo, se você mora no interior de Minas Gerais e não escolheu um local mais próximo como o consulado americano do Rio de Janeiro ou São Paulo. É claro que a sua opção pode ser conveniente se você costuma viajar a trabalho para a Capital Federal, visitar a família no Recife ou até pela urgência em fazer o processo em um local menos concorrido, mas prepare-se para esclarecer a situação caso isso seja questionado na entrevista.
-
No passo a passo da solicitação de vistos B1/B2, as mesmas regras valem para a embaixada e os consulados que conduzem esse processo no Brasil. Se houver qualquer mudança de requisitos ou critérios de elegibilidade, é provável que as novas políticas sejam aplicadas da mesma forma em todos os locais.
-
Esqueça o mito de que pode ser mais fácil conseguir o visto neste ou naquele lugar. Isso se baseia em taxas de aprovação e relatos que, geralmente, refletem dados parciais. Em vez de tentar descobrir qual o melhor consulado para tirar visto americano no Brasil, procure se concentrar na precisão e consistência do seu processo.
Resumindo: o lugar mais apropriado para solicitar um visto de turismo e negócios (B1/B2) para viajar aos Estados Unidos é o país de origem, ou seja, o Brasil. Em que cidade? A que for mais próxima ou conveniente para você — lembrando que pode ser necessário justificar a escolha de um local muito distante de seu endereço.