O que é importante saber sobre a entrevista do visto americano

entrevista visto americano b1b2

6 minutos | Última atualização 23 de maio de 2025

A entrevista faz parte do processo de solicitação de vistos para brasileiros que pretendem visitar os Estados Unidos e, na maioria dos casos, é a etapa mais temida. Mas isso deixa de ser tão preocupante quando você entende como funciona a entrevista, que tipo de questões são feitas e o que é preciso para corresponder às expectativas dos agentes consulares.

Quer se preparar melhor para a sua entrevista do visto americano e conseguir uma aprovação de primeira? Confira as informações e dicas a seguir.

Como é a entrevista do visto americano

A entrevista do visto americano é uma conversa formal conduzida pela autoridade consular com perguntas bem simples. A interação dura apenas alguns minutos e serve para confirmar ou esclarecer algumas das informações inseridas no formulário DS-160 com o objetivo de determinar se o visto pode ser concedido ao solicitante.

Mesmo que a entrevista possa ser acompanhada por um dos pais ou responsáveis legais, no caso de menores de 18 anos, tenha em mente que essa etapa tem caráter individual.

Idioma falado na entrevista

Você pode fazer a entrevista de visto americano em português ao solicitar um visto B1/B2 no Brasil. Afinal, a escolha é do solicitante e não é preciso falar inglês para obter um visto de turismo e/ou negócios. As entrevistas só são feitas em inglês quando esse é um requisito para comprovar a proficiência no idioma, por exemplo, para a emissão de certos vistos de trabalho.

Finalidade das perguntas

As perguntas são feitas na entrevista de visto com a finalidade de avaliar os seguintes pontos:

  • Objetivo da viagem, que deve ser condizente com as atividades admitidas de acordo com o tipo de visto solicitado.

  • Situação financeira, porque cada solicitante deve ter meios de arcar com todos os custos da viagem ou contar com outra pessoa para cobrir as suas despesas.

  • Vínculo ao país de origem, para justificar a intenção de sair dos EUA após a viagem. 

É possível demonstrar o vínculo ao Brasil por meio dos laços de relacionamento com cônjuges, filhos e/ou familiares que moram aqui, pela comprovação de residência fixa e/ou bens registrados no país, além de atividades acadêmicas ou profissionais — como o fato de fazer um curso que tenha continuidade após a viagem, ter um emprego ou conduzir o próprio negócio estabelecido no Brasil. Um histórico de viagens internacionais também serve como indício de que você não tem interesse em imigrar ilegalmente para os Estados Unidos.

Exemplos de perguntas feitas na entrevista para obter um visto B1/B2

Estas são algumas perguntas comuns feitas aos solicitantes do visto de turismo e negócios (B1/B2):

  • Qual o motivo da sua viagem aos Estados Unidos?

  • Você já fez outras viagens para o exterior ou já esteve nos EUA antes?

  • Que lugar(es) você pretende visitar?

  • Onde você vai se hospedar?

  • Você vai viajar com mais alguém? Se sim, essa(s) pessoa(s) já tem visto?

  • Você tem amigos ou familiares que moram nos Estados Unidos?

  • Quanto tempo você pretende passar no país?

  • Qual a sua situação financeira atual?

  • Você tem imóvel próprio ou outro tipo de propriedade no Brasil?

  • Como você vai custear a sua viagem e a estada nos EUA?

  • Em que você trabalha ou estuda atualmente?

  • Você tem um contrato de emprego ou matrícula em andamento?

Principais dúvidas sobre a entrevista de visto americano

Tire suas dúvidas e lembre-se destas dicas para se sair bem na entrevista do visto americano:

O que devo levar para a entrevista de visto?

Você vai precisar do seu passaporte e do comprovante de agendamento para ter acesso à entrevista de visto. Além disso, vale a pena levar uma pasta com documentos que demonstrem o seu vínculo com o Brasil. Isso varia caso a caso, mas considere opções como:

  • Carteira profissional ou uma declaração da empresa contratante

  • Atestado de matrícula ou mensalidades de um curso em andamento

  • Registro de imóveis ou comprovante de residência

  • Declaração de Imposto de Renda

  • Extratos de saldos e investimentos 

Pode ser que o agente consular não peça nada disso, mas você vai se sentir mais confiante se estiver com essa documentação complementar à mão.

O que não levar no dia da sua entrevista

Mesmo que você precise viajar até outra cidade para passar pela entrevista de visto americano, não é recomendável chegar ao local do seu agendamento com malas, mochilas ou bolsas grandes. A segurança é reforçada e não é permitido entrar com alimentos, bebidas, equipamentos eletrônicos e outros pertences de uso pessoal. Para evitar transtornos, confira a lista de itens proibidos ao final desta página com endereços da Embaixada ou Consulado dos Estados Unidos 

Qual o comportamento esperado na entrevista consular?

O ideal é manter uma certa formalidade no comportamento e modo de se vestir para a sua entrevista consular. Estas são as principais dicas:

  • Procure chegar com antecedência para que seja possível aguardar a sua chamada com tranquilidade.

  • Não há um código de vestimenta para entrar na embaixada ou no consulado americano — você pode usar roupas casuais, mas considere adotar um estilo discreto.

  • Suas atitudes ao interagir com agentes consulares devem transmitir respeito e atenção ao que as autoridades querem saber. A expectativa é que você responda as questões com objetividade, clareza e precisão.

O que falar e o que não falar na entrevista – exemplos:

Digamos que o seu plano é visitar os Estados Unidos para se divertir nos parques temáticos de Orlando e conhecer mais algumas atrações turísticas da Flórida com uma turma de amigos. Como você deve se ater às informações solicitadas, talvez não seja necessário entrar em detalhes na hora da entrevista. Ouça com calma para dar as respostas mais convenientes, como nos exemplos abaixo:

— Qual o propósito da sua viagem?  — Fazer turismo em Orlando. — Onde você vai se hospedar? — Em um hotel no complexo Disney World. — Você vai visitar alguém nos Estados Unidos? — Não, vou viajar com amigos brasileiros.

Se você pretende visitar parentes ou amigos durante a sua viagem aos EUA, ou mesmo se hospedar na casa deles, é melhor não mentir ou omitir esse fato. É importante haver consistência entre as suas afirmações e os dados que constam em seu formulário já que as autoridades consulares podem solicitar o cruzamento de informações ou outros tipos de checagem. 

Quando pode haver dispensa da entrevista de visto?

A convocação ou dispensa da entrevista de visto americano fica a critério das autoridades de imigração dos Estados Unidos. No entanto, estão previstas isenções de entrevista para determinadas faixas etárias e situações:

  • Solicitantes com menos de 14 anos ou mais de 79 anos, desde que não seja obrigatória a coleta de dados biométricos.

  • Solicitantes em processo de renovação, desde que atendam aos requisitos para renovar o visto sem entrevista.

De acordo com o Serviço Oficial de Agendamento de Vistos do Departamento de Estado dos EUA, quem se qualificar para a isenção de entrevista de visto receberá instruções sobre como encaminhar os documentos necessários à representação consular indicada em seu formulário.

<< Anterior Próximo >>