Taxa de solicitação de visto americano: o que é e como pagá-la

taxa visto americano

6 minutos | Última atualização 9 de maio de 2025

Cada etapa da solicitação de visto aos Estados Unidos tem regras que devem ser seguidas com atenção para que você não perca tempo ou dinheiro. Por mais que o pagamento de uma taxa pareça uma tarefa simples, é importante evitar erros para conseguir a aprovação do seu pedido.

Por isso, reunimos aqui as principais informações sobre a taxa de solicitaçao do visto americano (MRV): o que é, quanto custa, quais os métodos de pagamento e várias dicas para você pagar a taxa do visto americano com tranquilidade. Confira!

O que é a taxa de solicitaçao do visto americano?

As autoridades de imigração dos Estados Unidos cobram uma taxa para atender aos pedidos de visto para entrar no país: taxa de solicitaçao do visto, também conhecido como MRV — uma sigla formada pelas iniciais de Machine Readable Visa, o reconhecimento do visto por sistemas de leitura óptica. O valor dessa taxa oficial ajuda a cobrir os custos dessa tecnologia e outras despesas do processo de solicitação de vistos.

Quanto custa a taxa do visto B1/B2 dos EUA

O valor da taxa do visto americano varia de acordo com a categoria e o tipo do visto. Por exemplo, os vistos para não imigrantes permitem a entrada e a permanência temporária nos EUA. Dentro dessa categoria, o B1/B2 é o tipo de visto com a menor taxa. E ele é ainda mais vantajoso porque pode ser usado para fazer viagens com diversos objetivos pelo mesmo preço individual do visto de turismo (B1) ou do visto de negócios (B2). 

Valor taxa do visto B1/B2: US$ 185

Para saber quanto a taxa custa em reais, você pode converter esse valor com base na cotação oficial do dólar no dia.

Solicitar meu visto americano

Valores adicionais

Além do custo da taxa do governo, vale a pena incluir outros valores em seu orçamento. Pagar um serviço de entrega é uma boa opção para quem quer receber o passaporte de volta sem sair de casa. E você pode receber assistência profissional para tornar o processo de solicitação de visto mais simples e rápido. A praticidade é um bom motivo para contar com isso ao solicitar o seu visto B1/B2.

Considere também as taxas adicionais que podem ser exigidas ao solicitar outros tipos de visto — por exemplo, a taxa SEVIS para estudantes e intercambistas que pretendem obter os vistos F, M ou J.

Como pagar a taxa do visto americano

Para pagar a taxa do visto americano, você precisa preencher e confirmar os dados iniciais do formulário DS-160. Não se preocupe com a seleção de retirada do passaporte, isso pode ser alterado depois se você preferir a entrega em domicílio (com custo adicional). 

Veja o que fazer ao chegar à etapa do pagamento:

  1. Confira a quantidade e o valor. Pode haver mais de uma taxa na seção “Detalhes da taxa MRV” se você estiver fazendo uma solicitação em conjunto com outras pessoas.
  2. Assinale a opção de dinheiro ou cartão. Depois disso, você poderá selecionar um método de pagamento e dar o próximo passo, como gerar o boleto da taxa do visto americano ou acessar os dados para pagar a taxa online.
  3. Aguarde até que seja possível agendar. Pode levar até 2 dias úteis para que o pagamento seja reconhecido pelo sistema. Quando isso acontecer, o agendamento será liberado. 

Não deixe de guardar o comprovante de pagamento e salvar o formulário. Desde o início de maio de 2025, apresentar a confirmação do DS-160 é um requisito para a entrevista de visto e os dados devem ser iguais aos do agendamento. Dica: a página tem um código de barras e/ou uma referência da confirmação com um número após as letras AA. 

Métodos para pagamento da taxa do visto no Brasil

O pagamento da taxa oficial para solicitar o visto americano pode ser feito nos seguintes métodos:

  • Cartão de crédito
  • Boleto bancário
  • Pix

Já é possível pagar a taxa do visto americano com Pix, mas talvez não haja transferência instantânea. Como a implementação desse método ainda é recente, a página oficial da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil informa que pode levar cerca de 1 hora para a compensação do valor.

Termos e condições da taxa MRV

A taxa de processamento do visto americano (MRV) deve ser paga por todos os cidadãos brasileiros que pretendem dar andamento a um pedido de visto B1/B2. Antes de efetuar o seu pagamento, é bom saber quais são os termos e condições da taxa. Confira aqui o resumo:

Taxa não reembolsável e intransferível

As regras sobre taxas de vistos dos EUA estabelecem que: não é possível recuperar ou transferir o valor da taxa MRV para outra pessoa. Da mesma forma, o pagamento da taxa para solicitar um visto em um país não pode ser repassado para o agendamento da entrevista consular em outro país. Mas não se preocupe porque não haverá cobrança extra para cancelar ou remarcar a sua entrevista depois que você pagar a taxa para fazer todo o processo no Brasil.

Cobertura restrita a um processo por vez

A taxa MRV cobre apenas um processo de solicitação ou renovação de visto americano por pessoa e por vez. Seu pagamento é obrigatório para solicitantes de qualquer idade e independente da emissão do visto americano. Isso significa que a taxa é individual (cada pessoa que fizer a solicitação terá que pagar o valor da taxa para iniciar o seu processo) e restrita (será necessário pagar a taxa novamente para fazer uma nova tentativa se o visto for negado).

Validade de um ano

A partir da data de confirmação do pagamento, a taxa MRV fica disponível por 365 dias para uso associado ao formulário em que foi gerada. Esse prazo de validade é bastante longo para um processo de solicitação de vistos B1/B2. Afinal, leva bem menos tempo para concluir e obter a confirmação do DS-160 tranquilamente em uma pequena fração desse tempo.

Após o vencimento da taxa, o solicitante já não poderá usá-la e terá que pagar mais uma taxa MRV associada a seu novo processo.

Não é garantia de aprovação

Pagar a taxa do visto americano para a categoria solicitada não é garantia de aprovação do seu pedido. E, mesmo com um visto válido, os oficiais de imigração têm direito a barrar a entrada nos Estados Unidos caso haja suspeita de irregularidades.

Quando não é preciso pagar taxa do visto americano

Todos os solicitantes devem pagar a taxa do visto americano de não imigrante por determinação geral. No entanto, o Serviço Oficial de Agendamento de Vistos do Departamento de Estado dos EUA informa que pode haver dispensa do pagamento da taxa MRV nos seguintes casos:

  • Vistos diplomáticos e relacionados a funcionários de governos estrangeiros, como os tipos A, G, C-2, C-3, e OTAN.
  • Vistos do tipo J para solicitantes que participam de intercâmbios educacionais e culturais oficiais patrocinados pelo governo dos EUA.
  • Solicitantes que viajam aos Estados Unidos para fornecer serviços de caridade, desde que a dispensa de pagamento tenha autorização do Departamento de Estado dos EUA.
  • Substituição de um visto que tenha de ser reemitido por falha de leitura óptica do original (sem culpa do solicitante).
  • Solicitantes isentos por acordo internacional e seus familiares diretos, por exemplo, para participar de uma missão de reconhecida por órgãos como a ONU (Organização das Nações Unidas) em conformidade com as determinações do serviço de vistos.
  • Funcionários do governo dos EUA em viagens oficiais.
  • Familiares diretos de um funcionário do governo dos EUA falecido ou gravemente ferido durante o cumprimento de seu dever. Nesse caso, a isenção da taxa é aplicável apenas para a visita de pais, cônjuges e filhos que forem acompanhar o funeral ou tratamento de saúde do funcionário em questão.
<< Anterior Próximo >>