Fake ou fato? Esclarecemos 7 mitos sobre o visto americano

mitos visto americano

4 minutos | Última atualização 14 de março de 2025

Você quer entender melhor o processo para conseguir um visto americano e está em dúvida sobre algumas coisas que as pessoas costumam dizer? Para solicitar o seu visto com tranquilidade, confira o que é verdadeiro ou falso em 7 afirmações populares no Brasil.

O processo para tirar visto americano no Brasil é complicado para evitar a entrada de brasileiros nos Estados Unidos.

FALSO. O Brasil está em 3º lugar na lista de países com maior número de vistos concedidos pelas autoridades dos Estados Unidos. O processo de solicitação de visto americano realmente é complexo, mas faz parte de uma política aplicada a estrangeiros de diversas nacionalidades. As regras para a concessão de vistos se baseiam em acordos bilaterais com cada país e fatores como propósito e prazo de permanência nos EUA.

É preciso comprar passagens de ida e volta para os EUA antes de solicitar o visto americano de turismo/negócios

FALSO. Passagens aéreas não fazem parte da lista de documentos necessários para solicitar um visto americano de não imigrante, como é o caso do visto de turismo/negócios (B1/B2). A recomendação oficial é para não comprar passagens sem direito a reembolso até que seja possível pegar de volta o seu passaporte com um visto aprovado.

Brasileiros que viajaram pela Europa têm mais chances de conseguir um visto americano de turista.

VERDADEIRO. Os registros de entrada e saída de outros países podem comprovar que uma pessoa não se aproveitou de viagens anteriores para imigrar. Caso mencionado na entrevista de visto, isso ajuda a justificar o interesse em fazer turismo e regressar ao Brasil após visitar um destino internacional (e não apenas os países europeus).

Você não deve contar que vai ficar na casa de amigos ou parentes nos Estados Unidos.

FALSO. O formulário DS-160 tem um campo onde você deve informar um ponto de contato nos Estados Unidos, mas a avaliação de um pedido de visto não se baseia apenas nisso. Se você for se hospedar com um parente, amigo, sócio ou conhecido que reside legalmente nos EUA, não é recomendável omitir essa informação. Caso contrário, selecione a opção “outro” no formulário de solicitação do visto e forneça os dados do hotel onde pretende ficar.

Só quem tem muito dinheiro consegue o visto para viajar aos Estados Unidos 

FALSO. Ao avaliar um pedido de visto de turismo/negócios, as autoridades consulares precisam confirmar se o solicitante terá o seu sustento financeiro garantido durante sua estada nos EUA. Mas o fato de ter muito dinheiro na conta bancária não garante a aprovação do visto, até porque a viagem pode ser financiada por outra pessoa. O que faz diferença ao solicitar um visto B1/B2 é a comprovação de que você tem um forte vínculo com o Brasil, além das condições de se manter nos Estados Unidos até prazo previsto para o seu regresso.

É mais fácil conseguir a aprovação do visto em uma cidade.

FALSO. A embaixada e os consulados dos Estados Unidos que processam os pedidos de visto americano no Brasil seguem um padrão de conduta para determinar uma aprovação com base na elegibilidade de cada solicitante em conformidade com as leis de imigração. A única vantagem que você pode ter com a escolha de uma cidade para enviar sua solicitação de visto é a conveniência da localização mais próxima a você.

Quem já esteve nos Estados Unidos antes pode contar com a renovação do visto americano.

DEPENDE. O registro de viagens anteriores aos EUA costuma ser um ponto favorável no processo de renovação do visto americano, desde que a pessoa não tenha violado as leis de imigração em vigor — o que justificaria a recusa do seu pedido. Mas é importante ressaltar que esse não é o único fator para garantir uma nova emissão de visto, já que a análise se baseia nas circunstâncias atuais.

Peça o seu visto americano sem estresse

Lembre-se que você pode contar com assistência especializada nos processos de pedido ou renovação de vistos de turismo e negócios dos Estados Unidos. Estas são algumas das vantagens do serviço oferecido pelo Visto Americano Simples para solicitantes brasileiros ou estrangeiros no Brasil:

  • Versão simplificada do formulário DS-160 em português, para maior clareza sobre como preencher o pedido de visto corretamente.
  • Análise e revisão do formulário por especialistas, para ajudar você a evitar problemas e aumentar suas chances de aprovação do seu visto.
  • Agendamento das etapas presenciais na cidade escolhida, com possibilidade de remarcação, para sua maior conveniência.
  • Orientações e suporte em caso de dúvidas, com instruções detalhadas em cada etapa e um exclusivo guia de preparação para a sua entrevista de visto.

Solicitar meu visto americano

<< Anterior Próximo >>